Productos
Baterias
Estacionarias
  Tracionarias
  Aplicações Múltiplas
Mercados
Serviços
Qualidade
Reciclado e M. Ambiente
  Reciclado da Baterias
  Meio Ambiente
Informação Tecnica
Tabela do Catálogos
Sugestões
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Home
Perguntas Frequentes
1-Quem é EnerSystem?

9-O que significa "expectativa de vida útil de uma batería"?

 

1-Quem é EnerSystem?

EnerSystem é uma empresa fundada mediante a experiência de mais de 15 anos na produção local e comercialização de baterias para uso industrial, capitalizando a experiência e tecnologia de importantes empresas internacionais com mais de 200 anos de história na fabricação de produtos de energia. Tem seus escritórios corporativos na localidade de El Talar, Província de Buenos Aires, Argentina e em Cumbica, Guarulhos, Estado de São Paulo , Brasil, e tambem com fabricacao nos dois países.

EnerSys Inc, é líder mundial em soluções de armazenamento de energia. Seu escritório corporativo fica em Reading, Pensylvania, USA, e escritórios corporativos divisionais na Europa, Ásia e América. Em março de 2002, adquiriu o Grupo ESG da Invensys (Hawker).

Opera fábricas em todo o mundo e tem 7000 funcionários com um faturamento consolidada de 1 bilhão de dólares.

Yuasa Inc, é líder mundial em produtos de energia, sendo amplamente reconhecida por suas linhas de baterias de baixa capacidade NP, assim como sua linha de baterias de moto e automotivas.

No año 2005 GS Corp. adquirio/compro a Yuasa Inc, (Japon) resultando en uma nova compania denominada GS-Yuasa International Ltda. ampliamente reconocida

2- A quem pertence a marca Exide?

Na última década do século XX e nos primeiros anos do século XXI ocorreram várias mudanças de estruturas societárias nas diversas empresas do mercado de baterias.

Tudo começou no principio dos anos 90 quando a Exide Corporation (USA) vendeu a Yuasa Inc. (Japão) sua unidade de baterias industriais com todas suas plantas de produção, assim como a propriedade da marca Exide.

Ao final da década de 90 Yuasa Inc. (Japão) vendeu sua unidade de negócios de baterias industriais, transformando-se na empresa Enersys Inc. (USA) ficando esta reponsável pelo controle das unidades fabris assim como da marca Exide.

Este tema gerou muita confusão no mercado pelo fato de que a marca de produtos Exide era de propriedade da Enersys Inc. (USA) enquanto Exide Technologies resultado da aquisição da GNB Technologies (USA) por parte da Exide Corp. (USA) tinha o mesmo nome dentro de sua razão social.

No ano 2002 Enersys Inc. (USA) adquiriu a divisão de baterias Hawker que pertencia ao grupo Invensys (UK) transformando-se assim no fabricante numero 1 de baterias industriais no mundo com um faturamento consolidado superior bilhões de dólares anuais.

Durante o ano 2005, em razão do processo de recuperação judicial ("chapter 11"), pela qual a Exide apelou aos tribunais americanos para intervir na restituição do uso da marca Exide.

Após vários anos de disputa legal a justiça americana acolheu o recurso da Exide Technologies restituindo-lhe o uso da marca.

A Enersys Inc. (USA) ficou com o controle das fabricas de produção bem como pela propriedade da tecnologia patenteada Ironclad de fabricação das históricas baterias de tração Exide de placas tubulares de perfil quadrado.

Resumindo, as baterias que hoje se fabrica pela corporação Enersys, perderam apenas o uso da marca Exide, porém continuam sendo as mesmas baterias tracionárias para empilhadeiras elétricas com sua alta performance de descarga e vida útil que sempre deram prestígio ao produto.

 

3-Quais dados são necessários para definir o tipo de bateria?

Para definir o tipo da bateria se deve levar em conta, em primeiro lugar, a aplicação em que a mesma será utilizada.

Uma aplicação "stand by é aquela em que a bateria está permanentemente mantida com um retificador paralelo e instalada em um site onde a rede é confiável e, para tanto, a descarga da bateria sobre o consumo ocorre com muito pouca frequência.

Exemplo: as baterias instaladas em qualquer central telefônica urbana ou em um UPS (no-breaks)

Uma aplicação de cliclagem é aquela onde a bateria está submetida, com alguma frequência, a ciclos de carga e descarga. Exemplo: as baterias que se utilizam em tração elétrica (empilhadeiras elétricas, carros elétricos, etc.) ou em energia não convencional (energia solar ou eólica).

Os exemplos que se mencionam são típicos, pelo que podem haver muitas aplicações onde a situação é intermediária e a definição será um compromisso. É importante se conhecer essa informação para poder definir o tipo de placas positivas que terá a bateria.

A segunda definição que se deve fazer se refere ao tipo de eletrólito. Para isso, o usuário deve analisar as características físicas e ambientais do local onde se instalará a bateria e a disponibilidade de pessoal de manutenção.

O eletrólito das baterias que fazemos referencia sempre é ácido sulfúrico com uma densidade compreendida entre 1.215 kg/l e 1.3 kg/l.

As baterias de eletrólito líquido são utilizadas há mais de 100 anos com excelentes resultados. Sua desvantagem á a liberação de vapores ácidos que podem ser explosivos ainda mais, se o ambiente não contar com uma adequada renovação de ar. A evaporação destes gases provoca uma redução no nível de eletrólito dentro da bateria e isto deve ser compensado, periódicamente, mediante a adicao de água desmineralizada.

As baterias de eletrólito imobilizado e reguladas por válvula (VRLA), também chamadas de recombinação de gases ou seladas, sao utilizadas há uns vinte anos e solucionam os inconvenientes das baterias de eletrólito líquido. Podem instalar-se na forma vertical ou horizontal; são extremamente compactas e a liberação de gases, nas condições normais de utilização é nula. Como consequência disto, sua manutenção se reduz a uma supervisão preventiva de muito baixa frequência. Deve considerar-se que este tipo de bateríias requer uma temperatura controlada do ambiente (preferencialmente não superior a 25 ° C e o mais estável possível) e um carregador adequado.

  4-Que dados são necessários para determinar a capacidade de uma bateria?

São necessários quatro dados: corrente de descarga, tempo durante o qual se produzirá a descarga, tensão mínima e temperatura ambiente.

 

  5-O que é a capacidade nominal de uma bateria?

E a capacidade definida em condicoes estabelecidas de temperatura ambiente, duracao de descarga e tensao final. Estas condicoes foram estabelecidas por varias normas internacionais, fundamentalmente a IEC Europeia e a IEEE nos Estados Unidos. O valor de capacidade esta indicado em Ah(amper hora) referido a uma duracao de descarga(exemplo:100Ah em 10hs). Indica o valor total da corrente que a bateria ira fornecer em um determinado tempo.

 

  6-Posso dividir a capacidade nominal de uma bateria pela corrente de consumo para obter o tempo de descarga?

Nao. Nao se deve fazer isso. A capacidade nominal se define para determinadas condicoes e nao para qualquer condicao que se apresente. Em outras palavras, uma bateria tende a uma capacidade diferente se o regime da corrente de descarga escolhido nao for o nominal. Deve-se consultar as tabelas ou curvas de descargas oferecidas pelos fabricantes para determinar o tempo durante o qual se pode obter a corrente requerida.

 

  7-Porque algumas baterias sao definidas em regime de carga 20 horas enquanto o habitual e utiliza-las em regime de 4hs?

A capacidade das baterias se define em condicoes normatizadas. No caso de baterias pequenas e medias o tempo de descarga normatizado e em 20hs. No caso de baterias de grande capacidade o regime definido por norma e em 10hs. Para os casos de baterias tracionarias o regime definido pela norma e de 5, 6 ou 8hs.

 

  8-O que é o ciclo de uma bateria?

Se denomina ciclo de uma bateria a sucessao de descarga seguida de uma carga completa.

 

  9-O que significa "expectativa de vida útil de uma batería"?

E o tempo ou quantidade de ciclos, em condicoes definidas, durante o qual uma determinada bateria poderia funcionar antes que sua capacidade reduza a 80% de sua capacidade nominal.

 

  10-O que é uma bateria selada?

E o termo que habitualmente se designa uma bateria regulada por valvula(VRLA valve regulated lead acid). Quer dizer que e hermeticamente fechada, nao permitindo acesso ao seu interior. As valvulas nao podem ser retiradas, como se fazia anteriormente com as baterias ventiladas(ou eletrolito liquido), porem deve ficar bem claro que o termo selada nao e correto visto que a bateria gera gases que sao expelidos pela valvula inclusive numa eventual sobrecarga, onde aumenta a pressao interna e a geracao de gases aumenta.

 

  11- Qual e a diferenca entre as expressoes "sem manutencao" e "baixa manutencao"?

Em geral, por manutencao em uma bateria chumbo-acido, o usuario tem entendido que e necessario adicionar agua desmineralizada para repor a que foi evaporada durante o processo de carga. Uma bateria "sem manutencao" e uma bateria que durante todo o periodo de sua vida util nao requer adicao de agua desmineralizada.

Uma bateria de "baixa manutencao" e uma bateria convencional, de eletrolito liquido porem face a sua liga de chumbo calcio nas placas positivas, permite seu funcionamento com baixo consumo de agua desmineralizada. Por esta razao sua "manutencao" devera se realizar com intervalos maiores de tempo. Todavia todos os tipos de bateria requerem manutencao, como por exemplo: o reaperto e torque das interconexoes entre outros.

 

  12-Quantas baterias ou bancos de baterias pode-se conectar em paralelo?

A Enersystem sugere nao paralelar mais que 5 conexoes.Tomar cuidado com a distancia dos cabos de cada bateria ate o carregador e o consumidor sejam as mesmas. Caso contrario, as baterias iram trabalhar de forma desbalanceada tanto na descarga como na carga. Sempre que possivel e recomendavel realizar uma ligacao em paralelo em um painel eletrico dedicado a esse fim com elementos de protecao e manobras, por exemplo: fusiveis de protecao e chaves disjuntoras.

Nunca deve ser instalado baterias de capacidades nominal diferentes, tecnologia ou idade em paralelo.

 

  13- Qual e o prazo de entrega dos produtos da empresa?

Para produtos em estoque onde nao se requer testes ou embalagens especiais, o prazo maximo e de 72 hs.

Para produtos sob encomenda(ex.: baterias estacionarias de tamanho nao convencional ou baterias de empilhadeiras eletricas), favor consultar o nosso departamento de vendas inclusive sob disponibilidades.

 

14- Voces possuem distribuidores em toda America do Sul?

Sim, temos diversos distribuidores, agentes e representantes espalhados em toda America do Sul, solicitamos consultar nossos escritorios na Argentina e no Brail para um melhor atendimento.

 

 

 

EnerSystem - Rua da Lagoa 175 - Cumbica -07232.152 - Guarulhos - Brasil - (5511) 2412-7522 / FAX: (5511) 2481-4019